1ma

 

O dia 1º de Maio que tornou-se oficialmente o Dia Internacional do Trabalhador em homenagem às lutas de Chicago em 1886 onde morreram vários manifestantes e 12 policias. Em 1889, na França, a segunda Internacional Socialista decidiu-se por convocar anualmente uma manifestação objectivando lutar pelas oito horas diárias de trabalho e essa foi a data escolhida.

Foi em 1º de maio de 1891, que uma manifestação na França foi dispersada por policiais e resultou na morte de dez manifestantes, reforçando, assim, o dia, como sendo de lutas dos trabalhadores e das reivindicações de melhores condições de trabalho.

Esta minha humilde reflexão, perante aos prestigiados colegas, permita-me dizer que o trabalho é a busca do alento, do conforto, da sobrevivência e só assim é possível vencer os obstáculos, buscar o pão, trabalhar com alegria na divina tarefa diária. Conforta-nos, alegra-nos e possibilita-nos a conquista de espaço. Abre-nos as portas e realiza-nos.

Trabalhar não é sacrifício, não é tortura mas sim algo prazeroso que permite toda uma estrutura profissional nos fazendo brilhar e ser um vencedor competente e alegre.

Caros colegas! Todo o trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.

Feliz Dia do Trabalho!

Bernardo Bene. PhD

Noticias