O ISPT tem adoptado metodologias modernas e programas de estudos orientados para: 

Eficiência: O Politécnico segue largamente um sistema educacional baseado em competências, conjugado com o sistema tradicional, baseado em disciplinas, de desenvolvimento de conhecimento e habilidades. Assim, permite que os estudantes possam eficientemente acumular o núcleo de conhecimentos na primeira etapa, prontos para serem aplicados num número de competências na parte final do programa. Contrariamente aos estudos acadêmicos tradicionais, a maioria das disciplinas cobre o conhecimento necessário para que o estudante se torne competente no seu campo de trabalho e não um perito da disciplina. 

Flexibilidade
: Os programas de estudo têm mais de um ponto de saída para acomodar uma situação particular e a opção do estudante. Desta maneira, após dois anos bem sucedidos, o estudante obtém um Certificado que lhe dá uma competência suficiente na área, o que lhe permite entrar imediatamente no mercado de trabalho, se ele assim o desejar. Ou ele pode continuar por mais um ano para o nível de Bacharelato ou então mais um ano para o grau de Licenciatura. Por outras palavras, ele não tem que completar quatro anos consecutivos para ser Licenciado mas também tem que estar habilitado para entrar no mercado de trabalho como um profissional. 


Globalização: Os programas estão desenhados para que se ajustem aos padrões mais avançados da África Austral em particular, na prespectiva do futuro mercado comum na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Isto facilita, tanto a mobilidade dos estudantes como o reconhecimento internacional das suas qualificações. 

Praticabilidade: A aprendizagem prática é uma parte integrante dos nossos cursos. Os estudantes que completam os cursos têm sido submetidos a períodos de aprendizagem prática na indústria. Isto significa que o seu treinamento na área não é apenas teórico e, portanto, eles estarão habilitados a entrar no mercado de trabalho com uma graduação e com uma mínima experiência profissional.