O Director-Geral do ISPT, Bernardo Bene, destacou o trabalho desenvolvido pela Comissão de preparação do reinício das aulas que teve um papel determinante na retoma das aulas a partir do dia 14 de Setembro de 2020 partindo do processo da medida tomada, nomeadamente a suspensão das aulas de Março a Setembro segundo orientação do Governo. O agradecimento estendeu-se ainda no âmbito do combate à pandemia, à Comunidade Académica que soube interpretar a medida tomada logo no primeiro dia embora um e outro estudante tenha sido chamado à razão da prevenção.

O Director-Geral desejou boas-vindas à retoma das aulas e explicou que foi feita a redução do número de estudantes por turma acompanhado do desdobramento de turmas, para a menor permanência possível nas instalações do Politécnico. Há também a redução da carga lectiva presencial mas há a continuidade do trabalho a distância através das tecnologias de comunicação para complementar o previsto no plano temático de cada matéria por ser leccionada.

A Direcção de Serviços Centrais de Administração e Finanças, disponibilizou, para cada conjunto de salas de aulas com porta de entrada e saída, o material desinfecção e acompanhado de um reforço dos assistentes operacionais, no sentido de promover uma higienização dos espaços com maior frequência. Antes do reinício das aulas presenciais foi distribuído um conjunto de equipamentos de protecção individual, de uso obrigatório na Instituição, como é o caso da máscara, gel e outros produtos de prevenção. De acordo ao depoimento do Director-Geral Adjunto para Área de Administração e Finanças, João Roque Maendaenda.

O Director-Geral Adjunto para Área de Académica, Romualdo Brito, disse que o regresso às aulas foi marcado pela ausência de alguns estudantes no âmbito da visita efectuada por ele a Divisão de Engenharia e a Divisão de Economia e Gestão. Para a retoma das actividades lectivas presencias foi necessário um trabalho árduo na fase anterior em colaboração com os técnicos multissectoriais do Governo Executivo que ministraram a formação dos funcionários para a higienização dos espaços. Ao longo do ano académico, far-se-á a monitorização de todo o processo de modo a efectuar algum ajustamento caso seja necessário adapta-lo a realidade sempre que for necessário, referindo-se aos planos Pedagógicos.

Em declarações da Directora do Curso de Contabilidade e Auditoria, Epifânia José Francisco Chicava, os estudantes do Politécnico de Tete reiniciaram as aulas no dia 14 de Setembro de 2020 com novas regras de distanciamento Social para minimizar os perigos de contágio do novo coronavírus. Passaram quatro meses desde que os estudantes tiveram interrupção das aulas presenciais por causa da Pandemia.

A sensação do reinício das aulas é semelhante ao primeiro dia de aulas. Os estudantes e docentes antes de entrar para a sala de aula passam primeiro pelos assistentes operacionais que medem a temperatura corporal de cada estudante e é obrigatório o uso de máscara e da lavagem das mãos com água, uso de gel desinfectante para participar da aula.

Reportado por Nelson Sacala

Tete, 17 de Setembro de 2020