Moçambique é um país com extensa riqueza mineral, mas antes, sem alguma instituição de ensino superior que oferecesse uma educação em Engenharia de Minas. Assim, em 2006, O ISPT introduziu  o curso de Engenharia de Minas para responder a lacuna existente nesta área.

A seguir, em 2008, iniciou-se com o curso do Contabilidade e Auditoria para responder a demanda provocada pelos funcionários locais que necessitavam de melhorar o seu desempenho profissional e melhorar o seu nível académico.

Em 2010 foi introduzido o curso de Processamento Mineral.

Em 2011 introduziu - se o curso de Engenharia Informática com objectivo de continuar a cobrir o domínio da Informática, a engenharia informática apresenta-se, hoje em dia, como inteiramente distinta das outras engenharias, não apenas nos seus objectivos e métodos, mas também na forma como é reconhecida pelo meio socio-económico a que se destina. que se assume como um espectro profissional muito alargado na sociedade.

2012 os cursos de Engenharia Civil -área de vias e comunicações- e Tecnologias

2012 os cursos de Engenharia Civil -área de vias e comunicações- e Tecnologias de Informação e Comunicação. Com as instalações próprias e de raiz, surgirão outros cursos  para os quais exista uma óbvia demanda regional ou nacional que possa ser satisfeita.

O ISPT outorga os graus de Bacharel e Licenciado àqueles que concluem o Curso em Engenharia de Minas e Contabilidade e Auditoria em três e quatro anos respectivamente. Contudo, depois de dois anos bem sucedidos é conferido um Certificado.

De salientar que, a Licenciatura é entendida como um grau de especialização, que pode ser nas áreas de Mineração Subterrânea, Mineração à Ceu-Aberto, Topografia Mineira entre outros para o Curso de Engenharias de Minas. Neste momento, a especialização em mineração à ceu-aberto é que está sendo considerada. Para esta especialização a céu aberto, o Politécnico dispõe de um software denominado Surpac (surveying package), que permite de visualizar em três grandezas as etapas de planificação e de desenvolvimento das minas a céu aberto.

Para o Curso de Contabilidade estão previstas as especializações seguintes: Contabilidade e Auditoria, Contabilidade e Gestão e Contabilidade e Administração Pública.

De salientar, que além de cursos universitários, o ISPT oferece à comunidade local, principalmente às empresas e instituições públicas, cursos de curta duracão em áreas de Higiene e Segurança Mineira, Operadores de Equipamento de Minas, Informática na óptica do utilizador, Inglês com recurso ao programa Rosseta Stones.

Em 2011, o ISPT  mudou - se para um novo campus; as novas instalações estão situadas no novo complexo da cidadela académica, no Matundo, cerca de 1 Km da Ponte Samora Machel, em Direcção à Moatize. Estas instalações contemplam espaços amplos para seis laboratórios nomeadamente os laboratórios de Línguas, Tecnologias de Informação e Comunicação, Processamento Mineral com as componentes Físico-química , Topografia e sala de Maquinas.

Estes laboratórios estão disponíveis aos estudantes e a comunidade local em 2011. Além dos laboratórios, vários edifícios foram erguidos um dos quais para servir de Biblioteca, com espaço suficiente para servir a cidadela académica, dois blocos de um andar cada que contemplam dezasseis salas de aulas, um bloco administrativo capaz de albergar as várias Direcções e Departamentos, oito salas de docentes para as diversas especialidades e um auditório com capacidade para oitenta pessoas.

Para aprimorar a competência prática dos estudantes do primeiro ano do curso de Engenharia de Minas, o ISPT já possui um local cedido pelo Ministério dos Recursos Minerais para a instalação de uma pedreira. Esta unidade de prática de produção encontra-se localizada na zona de Quiro, no distrito de Changara