Um calendário acadêmico é publicado antes do início de cada ano acadêmico. 

Para os cursos de engenharia, o ano acadêmico é dividido em três períodos lectivos consecutivos sendo o primeiro e o terceiro de 14 semanas e o segundo de 8 semanas.

Estes períodos são independentes um do outro, i.e, cada um tem exames finais das disciplinas que terão lugar no fim de respectivo período, com excepção do segundo, que contempla 8 semanas de aprendizagem prática, commumente designado por estágio que, inclui, instrucão específica em áreas práticas como primeiros socorros, segurança mineira ou arrebentamentos.

A aprendizagem prática é feita nas empresas mineiras ou empresas ligadas a mineração e são estas que classificam os estudantes. Todavia, os estudantes são encorajados a procurar por si próprios as empresas nas quais pretendam fazer esta aprendizagem prática de acordo com os termos de referência exigidos por cada grau académico. 

Para o curso de Contabilidade e Auditoria, o curso mantém o regime académico divido em semestres de 16 semanas. Aqui,  os estudantes não têm estágios nos dois primeiros anos e socorrem-se da cadeira de simulação empresarial dada durante todo o terceiro ano destinada a melhorar os níveis de performance prática com base no uso de um software contabilistico de simulacao empresarial. 

Além desta componente práctica realizada na instituição, os estudantes do quarto ano terão de usar as ferramentas da simulação empresarial nas empresas e instituições reais onde terão um estágio prático de seis meses. 

Noticias